LivroCast 048 – Espíritos de Gelo

LivroCast 048 – Espíritos de Gelo

podcast, livrocast, livro, espiritos de gelo, autor, raphael draccon, dragoes de eter, fios de prata, fantasia, nacional, cemiterio dos dragoes, suspense, terror, tortura, lendas urbanas

Sejam todos muito bem-vindos ao LivroCast número quarenta e oito. No podcast de hoje, Marcelo Zaniolo (@celo_zaniolo), Diego Lokow (@Lokow) e os convidados Nilda Alcarinquë (@nildaalcarinque) e Rodrigo Rahmati (@rodrahmati) se reúnem para falar de Raphael Draccon, um dos principais autores nacionais, e de seu livro “Espíritos de Gelo”.

No LivroCast 048: Quem é o autor, por que começamos falando justamente desse livro, inspirações, enredo, personagens, relação com outros livros, narrativa, opiniões e muito mais.

Tempo de Duração: 63 minutos.

Compre os Livros Comentados no Episódio de Hoje

Links da Saraiva

Links do Submarino

Links da Livraria Cultura

Participamos

Comentados no Programa 

Críticas, Sugestões e Dúvidas

Lokotopia no Facebook:

LivroCast no Facebook:

Outros Links:

Informações sobre o Episódio

Aperte o play no topo da página para ouvir o LivroCast ou clique com o botão direito em download e escolha a opção “Salvar Destino Como” para baixá-lo em seu computador.

 

Autor:

Publicitário e administrador por formação, viciado em livros e um músico mal-compreendido pelos amigos. Responsável pela sessão literária do Lokotopia e pelo LivroCast. Tenta ser sempre eclético e levar todos ao fantástico mundo da literatura. Twitter, Facebook e Google+.

aba-share
aba-comentarios
  • Wilson Brancaglioni

    Wilson Brancaglioni, 39 anos, Bancário, São Paulo/SP

    Olá Marcelo, Diego e Rodrigo,

    Tudo bem como vocês? Antes de mais nada adoro o programa de vocês e escuto sempre. Estava sumido nas postagens mas estou de volta a todo vapor. Ao ouvir este programa fiquei interessado na compra desse livro, pois adoro livros que fazem referências e nos faz muitas vezes realizar algumas pesquisas para seu entendimento. Deve ser um livro, apesar de curto, com bastante profundidade, pois pela forma empolgante que vocês fizeram esse programa valerá a pena comprá-lo. Aliás vocês são fontes que faço para escolher a minha próxima leitura. Gostaria de indicar um livro para um Podcast que li recentemente chamado Neuromancer de William Gibson. Um livro de ficção científica fantástico. Um grande abraço a vocês e muito sucesso. Vou comprar o livro Espíritos de Gelo aqui no link e depois de lê-lo dou o meu feedback. Sucesso a vocês.

    • LivroCast

      Grande Wilson, tudo bem? Seja bem-vindo de volta, amigo. Sentimos sua falta (de verdade! Lembrei que fazia tempo que não te via por aqui ainda na semana passada! Haha). “Espíritos de Gelo” é uma obra realmente empolgante, está aí outra ótima definição para o título. Todos nós gostamos. Pode não ser a melhor obra do autor, mas é inegavelmente uma excelente leitura e acho que nos conseguimos transparecer isso! Hehe… Espero que você goste da leitura e fico no aguardo da sua opinião. Alias, obrigado por acreditar na gente. Um grande abraço e tenha certeza de que anotei sua sugestão aqui. Vou falar com ela com os outros e ver se interessa. De imediato, me parece interessante sim. Grande abraço e até a próxima! o/

  • Joana Masen

    Olá meninos,
    Mais um livro que está entre os meus preferidos! Tbm comecei a ler Draccon através desse livro e fiquei muito surpresa com o estilo. As referências que ele usa ao longo da narrativa, que vcs consideraram um excesso, ao meu ver, deixaram tudo ainda mais dinâmico, e a cada página era possível identificar algo da cultura pop que eu conhecia e ir encaixando na estória de forma que fizesse sentido dentro do enredo. No início era impossível imaginar o que estaria por vir, até pelo título do livro, não dá para ter ideia de como a tudo vai se desenrolar.
    Depois desse, li “Cemitérios de dragões”, e apesar de ser um estilo que eu não sou muito acostumada, fiquei caída pela estória e não conseguia parar de ler. Nesse livro ele também faz claras referências a personagens e programas de TV, mas nada disso deixa a narrativa lenta ou cansativa, e também não soa como uma cópia de algo que já existe, dada a criatividade de Draccon para pegar o que é conhecido e conferir uma nova roupagem àquilo. Existe sim uma influência forte de Power Rangers e outras séries parecidas, mas tudo inserido num contexto moderno e fantástico, que não fica desinteressante.
    Tive a oportunidade de participar de um bate papo com o autor e comentei que comecei por “Espíritos de gelo”, e ele achou interessante, já que isso é incomum e a maioria dos leitores não faz esse caminho.
    Não li ainda “Dragões de etér”, mas meu filho está lendo, e o mais legal é que ele comparou o estilo de narrativa com “Memórias póstumas de Brás Cubas”, onde Machado tbm usa o artifício de falar diretamente com o leitor, e ele está gostando muito.
    Uma pena o Draccon não ter podido participar deste cast, já que seria muito bacana ouvir a explicação dele para esse livro tão peculiar. Espero do fundo do coração que o o Draccon esteja em outro cast com vcs futuramente, pois ele é um ótimo autor e os fãs adoram ouvi-lo contar detalhes de suas obras.
    Bjos!

    • LivroCast

      Você também começou por esse livro então? Que bacana! Hehe… Ainda mais sabendo que o próprio autor deve achar isso raro! Hehe… Mas é realmente algo inusitado se pegar um autor nacional conhecido por trabalhar com contos de fada e vê-lo torturar um “inocente” da forma tão brutal e criativa com que ele faz. Gostei muito. Tanto que, imediatamente depois de terminar a edição, comecei a ler “Cemitérios de Dragões”. Ainda estou no início, mas gostando da forma com que ele apresenta seu mundo. Sempre fui muito fã de Power Ranges, então… (Quando eu era mais novo, claro). Certamente irei gostar. Por fim, mas não menos importante, parabenize seu filho por nós! Hehe… Não faço ideia da idade dele, mas reconhecer traços semelhantes em tão diferentes autores nacionais não é para qualquer um! Hehe… Aposto que a academia não gostaria de saber disso. Obrigado por sempre ouvir e comentar. Grande abraço! o/

  • Victor Moura

    Olá, chapas!

    Minha contribuição para esse último cast é que leiam sim “Fios de Prata” é um livro sensacional, realmente começa meio lentinho, mas não demora a engrenar e ele fica bem tocante no final.

    Draccon acho que é indiscutivelmente junto com o André Vianco (que não curto) as maiores referência de literatura fantástica nacional, mas sem esquecer é lógico de Eduardo Spohr, Carolina Munhoz e outros.

    abraços, galera.

    • LivroCast

      Fala, chapa, tudo certo? Terminei a edição do cast e comecei imediatamente a ler “Cemitérios dos Dragões”. Tenho “Fios de Prata” e “Dragões de Éter” na fila, e não vou demorar a lê-los. O Draccon escrever realmente bem e estou gostando muito de mergulhar na literatura dele. Do André Vianco eu ainda não li nada, apesar de ter um livro lá em casa (esqueci o nome, mas é um dos mais novos e gigantes dele! Haha). Preciso ler. MUITO obrigado por vir aqui deixar sua opinião e, principalmente, por nos ouvir. Muito bacana saber a opinião de outros leitores. Grande abraço! Ps: passa tens dados pra gente poder ler teu comentário no próximo cast? Haha o/

      • Victor Moura

        Opa!

        Idade: 27 anos
        Profissão: Assistente de Engenharia Civil
        Cidade: Rio de Janeiro
        Estado: Rio de Janeiro

        • LivroCast

          Obrigado, amigo! o/

  • Sonara Henriques

    Oi meninos…
    Precisava vir aqui comentar sobre os livros do Draccon… li Dragões do Éter (primeiro livro) e Fios de Prata e gostei muito dos dois, mas na minha opinião ele foi muito feliz ao escrever Fios de Prata e recomendo muitíssimo!!! Normalmente leio no metrô indo para o trabalho e num belo dia estou eu em pé lendo Fios de Prata e aí percebo que a estação que eu deveria ter descido ja tinha passado…rsrs…me envolvi completamente com a história!!! Agora preciso muito ler Espíritos de Gelo… Beijão p vcs!!! Sonara, moro no RJ…

    • LivroCast

      Sério? Hahaha… Já perdi pontos de ônibus também. E já dei a vez no banco pra poder ler mais, uma vez. Só não lembro quais eram os livros que estava lendo, mas deviam ser bons! Hehe… Mas que bom que vocÊ TAMBÉM gosta do Draccon e MELHOR AINDA que nós conseguimos te apresentar um novo título e te motivar a leitura! Hehe… Muito obrigado por nos ouvir e comentar. Espero que você goste da indicação. Grande abraço! o/

  • Roger França

    Roger França, 20 anos, 2º semestre de Letras – Português, Santo Antônio de Jesus (Bahia)

    E aí, tudo bem?

    Conheci o programa ontem e fiquei escutando até de madrugada. Fiquei feliz ao ver que minha procura por podcasts bem feitos está sendo frutífera até agora. O Podstore, apesar de alguns bugs, ajuda pra caramba e é bem prático nessa busca (já conhecia o aplicativo faz um tempo e aprovo).

    O Draccon foi o primeiro autor de fantasia nacional que eu li, há uns 2 anos, acredito. Criei uma espécie de fanatismo psicopata por ele que durou certo tempo, até eu conhecer os outros “rockstars” tupiniquins, como Vianco, Spohr, Solano, Caldela, Munhóz, Barreto e tantos outros. Foi natural eu ter essa admiração instantânea pelos caras por eu ser um escritor amador, do tipo que se deslumbra quando vê brazucas produzindo coisas de sucesso, e, mais importante, com qualidade. Isso me dá aquela esperança de ter um público real, mesmo que não tão grande.

    Recomendo fazerem como eu e lerem todos os outros livros do Draccon. Óbvio que há bastante gente que o critica, como com qualquer outro autor de sucesso, mas eu sinceramente achei inspirador o estilo de escrita dele. E espero que consigam entrevistá-lo muito em breve! Adorei os episódios com o Solano e o Barreto, e a propósito, estou esperando meu Espadachim de Carvão chegar através da promoção FODA do Submarino.

    Sucesso ao cast e espero que cresçam mais e mais. Há zilhões de podcasts por aí, mas poucos com qualidade, empenho, boa edição e divertimento, e esse é o diferencial de vocês, assim como o JN, Rapadura etc. E excelente gosto musical da parte do editor /high5! E como de ilusão também se vive, tomara que eu um dia chegue ao ponto de gravar com vocês sobre meu (ainda embrionário) livro também.

    Abraço e até mais.

    • LivroCast

      Amigo, tudo bem? Antes de qualquer coisa, seja MUITO bem-vindo ao LivroCast! Hehe… Você nos achou pelo PodStore? Que bacana isso. E você não faz ideia do quão feliz nos deixou por suas palavras! Hehe… Produzir conteúdo é sempre complicado. Escolher pautas, editar… Como principal responsável por essas etapas sou sempre muito autocrítico e me apego muito a dúvidas quanto a qualidade, ritmo e tudo mais. Te agradeço pessoalmente pelo seu retorno positivo. Repito: fiquei (ficamos) muito feliz (felizes). E quero deixar o espaço aberto para que possas criticar, sugerir ou comentar qualquer coisa. De verdade. Sobre seu comentário em si, comecei a ler outro livro do Draccon e estou gostando bastante. E espero que outros autores como o Barreto e o Solano ainda se solidifiquem mais com outros livros bons. Desejo muito sucesso para a fantasia nacional (a qual também quero ingressar um dia, dessa vez como escritor). Sempre existiram reclamações ou críticas, mas, a seu exemplo, busco sempre referências positivas. E fico feliz quando vejo alguém se inspirar em autores brasileiros. Enfim! Hehe… Muito obrigado por nos ouvir, comentar e acompanhar. Espero te ver por aqui mais vezes, Roger. E que continues gostando do nosso conteúdo. Grande abraço! o/

      • Roger França

        Valeu! Ainda estou meio perdido quanto ao “schedule” do cast: tem episódio novo de quanto em quanto tempo?

        (é, vou acompanhar…)

        • LivroCast

          Opa, então vamos lá! Temos episódios a cada 15 dias, intercalando os formatos. Em outras palavras, um LivroCast e um JPC por mês. Mas pode ser que isso mude, ou não! Haha… Qualquer coisa é só falar. Grande abraço! o/

          • Roger França

            OK então, entendi! o/

    • LivroCast

      E mais, passei batido pelas últimas duas frases! Haha… Que bom que tu gosta do meu gosto musical e tomara que gravemos um dia mesmo, sobre o seu livro. Por que não? Grande abraço e sucesso! o/

  • Janaína

    Oi pessoal,
    Não li nada do Draccon ainda, mas fiquei muito impressionada com a descrição que vocês fizeram do livro e com certeza vou comprar esse.
    Fiquei curiosa e acho que esse livro é daqueles que temos que fechar e respirar fundo para conseguir continuar a leitura. Na verdade, não sei se tenho estômago para aguentar cenas de tortura… talvez eu não consiga terminá-lo.
    Beijos,
    Janaína

    • LivroCast

      Bom dia, Janaína, tudo bem? Posso te confirmar que é um livro MUITO bom. Ele mistura um lado carnal (tortura) com outro sensual (sexo e cultos ao corpo). Não acho que seja lá muito explícito ou tão forte assim, mas realmente depende de pessoa para pessoa. De todo modo, é uma obra que não imaginaria ter sido escrita pelo Draccon! Hehe…Fico feliz que tenhas gostado do episódio e que tenhamos despertado sua curiosidade. Muito obrigado por nos acompanhar e pelo comentário. Grande abraço! o/

  • Wilson Brancaglioni

    Wilson Brancaglioni, 39 ano, Bancário, São Paulo/SP

    Olá Marcelo, Diego e Rodrigo,

    Amigos, após a indicação do programa, terminei de ler Espíritos de Gelo e estou surpreso pelo final, foi fantástico. É um daqueles livros que reverberam por vários dias. O prazer e tortura estão ligados de alguma forma nessa obra, é como dois lados de uma mesma moeda que jogadas para o alto não sabemos o que dará, prazer ou tortura. A obra é tão surpreendente que a moeda caiu de pé e o que se viu foi redenção, confesso que não esperava aquele final, apostava em tudo menos naquele final. É uma obra curtinha que usa lendas urbanas para falar da natureza humana com uma profundidade. Como eu disse anteriormente a obra está reverberando na minha cabeça. Esse livro foi o primeiro que li do Raphael Draccon e adorei. Parabéns pelo programa que me ajudá sempre nas escolhas da próxima leitura. Um grande abraço a todos.

    • LivroCast

      Que bom saber que você compactua com a gente, amigo. De verdade! Hehe… A responsabilidade de falar sobre livros e indicá-los para nossos ouvintes é grande. e é tranquilizador saber que você também gostou da leitura e achou o final surpreendente. Quando falas que o livro está reverberando em sua cabeça, também compreendo. Até hoje lembro positivamente da experiência que foi mergulhar nesse livro. Mais uma vez aproveito para agradecer seu feedback, atenção e confiança. Grande abraço e até a próxima! o/

  • Lucas Rafael Ferraz

    Boa tarde amigos do Livrocast!
    Bem bacana o cast, com a participação do meu amigo Rahmati! Faço votos que ele volte a aparecer!

    Curti as informações e tudo. Eu nunca li Draccon, tenho curiosidade.
    Comecei a ler Cemitério de Dragões e confesso que o primeiro capítulo não me cativou.
    Talvez tente um dos mais antigos, como o próprio Espíritos de Gelo pra ver como é.

    Valeu, abraço!

    • LivroCast

      Grande Lucas, bom dia! E quem não é amigo do Rahmati? Haha… Foi bacana gravar com ele. Vamos ver se nossas pautas e gostos voltam a se cruzar, mas seria um prazer (e digo o mesmo a uma, quem sabe, futura participação sua por aqui. Seria bacana). Sobre seu comentário, que bom que gostou do cast. De verdade! E eu comecei a ler recentemente “Cemitérios de Dragões” e entendo o que você quer dizer. Estou gostando bastante da história, mas vejo a narrativa pecar em diversos pontos. Ainda é cedo para falar, mas realmente te entendo. Garanto que “Espíritos de Gelo” prende desde a primeira página e que, por hora, ainda é meu favorito dele. Grande abraço, valeu por nos ouvir e se dedicar mais uma vez vindo aqui. Se cuida! o/

      • Lucas Rafael Ferraz

        História engraçada: depois de um tempo interagindo com o Rahmati pelas internets, descubro que ele não só mora na minha cidade, mas na minha rua! Ainda precisamos tomar um chopp qualquer dia hehehhe.
        Quanto à mera menção da possibilidade de estar no Livrocast, seria uma honra inenarrável. =D

        • LivroCast

          Caraca! Haha… É muita coincidência. Vocês tem que marcar algo mesmo, é quase obrigatório. E imagino o barulho que o zoológico dele não faça na sua rua! Hahaha… Grande abraço, cara! o/

  • Muito bom o cast.
    Conheci ele sem querer quando procurava uma imagem para colocar no meu review deste mesmo livro, decidi ouvir e acabei curtindo.
    Vou baixar mais programas de vocês, já vi que falaram de muitos livros que eu curtiu e/ou tenho vontade de ler. Muito bom, parabéns a todos!

    • LivroCast

      Grande Guilherme, tudo bem? Amigo, que bom saber que você é ouvinte novo e que se motivou a ir atrás dos episódios mais antigos. Isso quer dizer que estamos no caminho certo! Hehe… Fiquei muito feliz em saber disso. Espero que continues mesmo nos acompanhando e que goste tanto dos outros bate-papos quando gostou do cast sobre “Espíritos de Gelo”. E por favor, sempre que jugares pertinente fique a vontade pra comentar e conversar com a gente; Grande abraço e muito obrigado pela atenção! o/

  • Pingback: Leituracast 8: Fios de Prata - Reconstruindo Sandman - Leituraverso()

  • Pingback: JPC Cast 019 - Uma Longa Queda e O Homem do Bosque - Lokotopia()