Resenha – The Walking Dead: A Ascensão do Governador

Conhecido por filmes como A Noite dos Mortos Vivos ou franquias multimídias como Resident Evil, o tema “Zumbi” é bastante antigo e conhecido. Abordado nas telas, quadrinhos e livros, os “mordedores” são capazes de assumir as mais distintas características e origens.

Estando justamente aí o grande mérito de Robert Kirkman.

Zumbis lentos, irracionais e movidos apenas pela necessidade primitiva de se alimentar. Cenário caótico, com cidades em fuga e poucos sobreviventes para contar história. Homens que lutam por suas vidas, comida e água. Conflitos que se estendem. Pessoas em grupos de improvável convivência que não entendem o que acontece perante seus olhos.

O universo The Walking Dead é exatamente assim. Não há nada que explique como tudo chegou àquele ponto, a realidade simplesmente existe e está lá para ser combatida.

Independente da mídia, também, o foco desta série não está nos Zumbis. Kirkman é inteligente e sagaz a ponto de preencher suas histórias com conflitos essencialmente humanos, sobre moralidade e ética, razão e emoção. O que somos de verdade? O que é certo e errado? E o melhor ele guarda para suas respostas, quando põe “mocinhos” e “bandidos” em um mesmo corpo e lembra que sempre haverá muito de animal no ser-humano.

Em The Walking Dead – A Ascensão do Governador, portanto, e isso que se tem. Há três dias do início do domínio Zumbi, personagens diferentes dos da série televisiva (1ª temporada e 2ª temporada) dão início a uma luta por suas vidas, em um enredo que não poupa ninguém.

Inseridos numa narrativa sombria e surpreendente, dois irmãos, dois amigos e uma menina crescem, mudam, amadurecem e enfrentam dilemas num ritmo claustrofóbico. Eles aprendem que nem sempre os mortos devem ser mais temidos do que os vivos.

Primeiro livro de uma trilogia que promete embasar um dos mais cruéis e amados vilões de todos os tempos (o Governador), é uma obra que recria com exatidão e êxito os traços que fizeram desta uma série conhecida. Um título indicado para quem gosta de mergulhar na mente humana e, acima de tudo, tem miolos e estomago.

Escute o podcast do livro The Walking Dead: A Ascensão do Governador: LivroCast #015.

LivroCast 015 - Podcast do livro The Walking Dead: A Ascensão do Governador

Autor:

Publicitário e administrador por formação, viciado em livros e um músico mal-compreendido pelos amigos. Responsável pela sessão literária do Lokotopia e pelo LivroCast. Tenta ser sempre eclético e levar todos ao fantástico mundo da literatura. Twitter, Facebook e Google+.

aba-share